Liberdade Web3?  OpenSea bloqueia artistas cubanos devido a sanções dos EUA

Liberdade Web3? OpenSea bloqueia artistas cubanos devido a sanções dos EUA

Em conformidade com a lei de sanções dos EUA, a OpenSea – o maior mercado de NFT do mundo – está removendo as contas de artistas e colecionadores cubanos de sua plataforma.

Uma declaração recente da empresa confirma suspeitas anteriores de que sua plataforma discrimina usuários cubanos.

Conformidade com Sanções

Em e-mail recebido por Artnet Notícias, um porta-voz da OpenSea esclareceu que a empresa proíbe “indivíduos sancionados, indivíduos em jurisdições ou serviços sancionados” de usar sua plataforma. Isso se estende a países como Cuba, Venezuela, Irã e Síria.

A confirmação é um golpe para os artistas cubanos que aproveitaram os NFTs para lucrar quando a classe de ativos explodiu em 2021 – especialmente depois que o dinheiro dos turistas na região secou devido às restrições de viagens causadas pela pandemia. No início deste ano, a NBC News entrevistado Ernesto Cisneros – um músico cubano que reviveu seu negócio musical ao tokenizar suas músicas e vídeos e vendê-los por dinheiro pela internet.

Outro artista beneficiado foi o fotógrafo Gabriel Bianchini, cujo trabalho foi apresentado na Bienal de Havana e na MIA Photo Fair de Milão. Seu NFT Hotel Havana, que contrasta com os prédios coloridos e decadentes da capital cubana, esgotou poucos dias após a listagem.

Falando com Artnet News, Bianchini explicou que a tecnologia ajudou pessoas como ele a navegar no difícil clima econômico e político dos últimos dois anos. “Essa tecnologia foi uma libertação, não apenas econômica, mas criativa, uma ponte que permitiu que nós, artistas cubanos, nos conectássemos com o mundo”, disse ele.

See also  Kraken sairá do mercado japonês pela segunda vez

As restrições parecem se expandir até mesmo para a diáspora cubana. NFTCuba.ART, um local na rede Internet promovendo quedas de NFT de artistas cubanos, afirma ter tido seu perfil OpenSea Desativado.

“Sua conta foi desativada devido a atividades que vão contra nossos Termos de Serviço”, dizia um aviso da OpenSea recebido pelo grupo. “Isso significa que você não pode mais acessar o OpenSea com sua conta.”

Um aviso no site do grupo observa que o banimento de sua conta pela OpenSea é “triste e lamentável” e que provavelmente só foi decretado “porque contém o nome Cuba e/ou tem medo de sanções”.

Contra os princípios da Web3?

Um dos princípios fundamentais da Web3 é a extensão dos serviços financeiros a todos, independentemente da nacionalidade ou fronteiras geográficas. Como tal, alguns usuários interpretaram a proibição do OpenSea como indo contra esses princípios – e surpreendente, dado que era encorajadora de artistas cubanos não muito tempo atrás.

Outros esperavam esse resultado, no entanto. O artista cubano de NFT, Yordanis García Delgado, disse à Artnet News que “viu isso chegando”, acrescentando que “é muito difícil ser descentralizado e não prestar contas” às sanções dos EUA.

See also  Fornecimento de Bitcoin Hodler atinge ATH, mas período de silêncio à frente

Os NFTs são difíceis de monetizar diretamente sem algum tipo de troca ou mercado centralizado para facilitar as negociações. Por outro lado, criptomoedas fungíveis e divisíveis como Bitcoin e Ether são mais fáceis de negociar diretamente com bens e serviços – tornando mais difícil a aplicação de sanções em tais transações.

CryptoPotato relatado em maio, mais de 100.000 cubanos recorreram à criptografia para contornar os provedores de serviços de pagamento centralizados que devem cumprir a lei de sanções. No entanto, Chainalysis mantém que é muito difícil para grandes partes, como governos nacionais, contornar tais restrições usando criptografia.

OFERTA ESPECIAL (Patrocinado)

Binance grátis $ 100 (exclusivo): Use este link para se registrar e receber $ 100 grátis e 10% de desconto nas taxas no primeiro mês da Binance Futures (termos).

Oferta Especial PrimeXBT: Use este link para se registrar e inserir o código POTATO50 para receber até $ 7.000 em seus depósitos.



Source link

By Emma Grede

Neste site, fornecerei informações relacionadas às últimas notícias sobre criptografia e aos últimos altos e baixos da criptomoeda no campo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *