Em conformidade com a lei de sanções dos EUA, a OpenSea – o maior mercado de NFT do mundo – está removendo as contas de artistas e colecionadores cubanos de sua plataforma.
Uma declaração recente da empresa confirma suspeitas anteriores de que sua plataforma discrimina usuários cubanos.
Conformidade com Sanções
Em e-mail recebido por Artnet Notícias, um porta-voz da OpenSea esclareceu que a empresa proíbe “indivíduos sancionados, indivíduos em jurisdições ou serviços sancionados” de usar sua plataforma. Isso se estende a países como Cuba, Venezuela, Irã e Síria.
A confirmação é um golpe para os artistas cubanos que aproveitaram os NFTs para lucrar quando a classe de ativos explodiu em 2021 – especialmente depois que o dinheiro dos turistas na região secou devido às restrições de viagens causadas pela pandemia. No início deste ano, a NBC News entrevistado Ernesto Cisneros – um músico cubano que reviveu seu negócio musical ao tokenizar suas músicas e vídeos e vendê-los por dinheiro pela internet.
Outro artista beneficiado foi o fotógrafo Gabriel Bianchini, cujo trabalho foi apresentado na Bienal de Havana e na MIA Photo Fair de Milão. Seu NFT Hotel Havana, que contrasta com os prédios coloridos e decadentes da capital cubana, esgotou poucos dias após a listagem.
Falando com Artnet News, Bianchini explicou que a tecnologia ajudou pessoas como ele a navegar no difícil clima econômico e político dos últimos dois anos. “Essa tecnologia foi uma libertação, não apenas econômica, mas criativa, uma ponte que permitiu que nós, artistas cubanos, nos conectássemos com o mundo”, disse ele.
As restrições parecem se expandir até mesmo para a diáspora cubana. NFTCuba.ART, um local na rede Internet promovendo quedas de NFT de artistas cubanos, afirma ter tido seu perfil OpenSea Desativado.
faz tempo que não postamos, pena que esse post precisa ser esse.@Mar aberto desativou nosso perfil.
Não só os cubanos na ilha, mas aqueles que têm outras nacionalidades têm que suportar a censura na empresa web3.
Comprar arte de cubanos não é proibido pelo embargo americano pic.twitter.com/7cccbmjNWR
— NFTcuba.ART 🇨🇺 (@nftcubaart) 12 de dezembro de 2022
“Sua conta foi desativada devido a atividades que vão contra nossos Termos de Serviço”, dizia um aviso da OpenSea recebido pelo grupo. “Isso significa que você não pode mais acessar o OpenSea com sua conta.”
Um aviso no site do grupo observa que o banimento de sua conta pela OpenSea é “triste e lamentável” e que provavelmente só foi decretado “porque contém o nome Cuba e/ou tem medo de sanções”.
Contra os princípios da Web3?
Um dos princípios fundamentais da Web3 é a extensão dos serviços financeiros a todos, independentemente da nacionalidade ou fronteiras geográficas. Como tal, alguns usuários interpretaram a proibição do OpenSea como indo contra esses princípios – e surpreendente, dado que era encorajadora de artistas cubanos não muito tempo atrás.
A OpenSea acabou de banir Cuba e outros países sancionados de sua plataforma.
Isso vai contra os valores fundamentais da web3, que oferece igualdade de acesso e oportunidade a todos.
Eles continuam adicionando motivos para não usar o sistema operacional 😂
— threadoor.eth 🧵👇 (@threadoor) 23 de dezembro de 2022
Outros esperavam esse resultado, no entanto. O artista cubano de NFT, Yordanis García Delgado, disse à Artnet News que “viu isso chegando”, acrescentando que “é muito difícil ser descentralizado e não prestar contas” às sanções dos EUA.
Os NFTs são difíceis de monetizar diretamente sem algum tipo de troca ou mercado centralizado para facilitar as negociações. Por outro lado, criptomoedas fungíveis e divisíveis como Bitcoin e Ether são mais fáceis de negociar diretamente com bens e serviços – tornando mais difícil a aplicação de sanções em tais transações.
CryptoPotato relatado em maio, mais de 100.000 cubanos recorreram à criptografia para contornar os provedores de serviços de pagamento centralizados que devem cumprir a lei de sanções. No entanto, Chainalysis mantém que é muito difícil para grandes partes, como governos nacionais, contornar tais restrições usando criptografia.
Binance grátis $ 100 (exclusivo): Use este link para se registrar e receber $ 100 grátis e 10% de desconto nas taxas no primeiro mês da Binance Futures (termos).
Oferta Especial PrimeXBT: Use este link para se registrar e inserir o código POTATO50 para receber até $ 7.000 em seus depósitos.