Não é nenhum segredo que o wash trading continua a atormentar o mercado de criptomoedas. Um artigo intitulado “Crypto Wash Trading”, publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER), descobriu que um número esmagador de exchanges de criptomoedas não regulamentadas representa uma parte considerável das wash trades.
A organização de pesquisa sem fins lucrativos estudado 29 grandes exchanges, como Binance, Coinbase e Huobi, bem como exchanges menos conhecidas no período de 9 de julho a 3 de novembro de 2019.
Wash Trading em Criptomoedas
Com base na classificação de sites de terceiros, representatividade e compatibilidade de API, as trocas de criptografia foram classificadas em Tier-1 (classificadas entre as 700 melhores na seção de finanças/investimento da SimilarWeb e Tier-2 (todas classificadas fora das 960 principais ). Foram estudadas negociações de criptoativos, como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e XRP.
Os autores adotaram várias abordagens para detectar casos de wash trading que provavelmente não serão afetados por “estratégias de traders dispersos, características de câmbio ou especificidades da classe de ativos”.
Verificou-se que as wash trades representavam até 77,5% do volume total de negociação em bolsas não regulamentadas, com uma mediana de 79,1%. Enquanto isso, observou-se que as wash trades nas doze bolsas de nível 2 representavam mais de 80% do volume total de negócios, “que ainda é superior a 70% após contabilizar a heterogeneidade observável da bolsa”.
O jornal dizia:
“Nossa primeira descoberta importante é que o wash trading existe amplamente em bolsas não regulamentadas, mas está ausente em bolsas regulamentadas”, escreveram eles. “Encontramos consistentemente padrões de negociação anômalos apenas em exchanges não regulamentadas, com as exchanges Tier-1 falhando em mais de 20% dos testes e as exchanges Tier-2 falhando em mais de 60%.”
Números preocupantes
O estudo afirmou que o wash trading em exchanges de criptomoedas está positivamente correlacionado com os preços dos criptoativos no curto prazo.
Além disso, as trocas de lavagem ocorrem menos em plataformas com “históricos de estabelecimento mais longos e bases de usuários maiores”. Ao contrário, as trocas menos populares têm incentivos de curto prazo para a troca de lavagem sem atrair escrutínio.
“Enquanto os atuais incentivos comerciais e sistemas de classificação alimentam o desenfreado wash trading em bolsas não regulamentadas, as bolsas reguladas, tendo comprometido recursos consideráveis para a conformidade e aquisição de licenças e enfrentando severas punições por manipulação de mercado, fazem pouco wash trading”
Somente no primeiro trimestre de 2020, o estudo NEBR registrou US$ 4,5 trilhões em operações de lavagem nos mercados à vista, enquanto o mesmo para o mercado de derivativos foi de US$ 1,5 trilhão.
Binance grátis $ 100 (exclusivo): Use este link para se registrar e receber $ 100 grátis e 10% de desconto nas taxas no primeiro mês da Binance Futures (termos).
Oferta Especial PrimeXBT: Use este link para se registrar e inserir o código POTATO50 para receber até $ 7.000 em seus depósitos.